Acesso Reservado: ACLO, de Rui Bastos

Título: Aclo
Autor: Rui Bastos

Nota do autor: Este excerto tem um defeito. E não é tão pequeno quanto isso. O conto de onde vem, Aclo, é aquele em que exploro uma das minhas ideias favoritas (uma cidade-tartaruga que foge para o mar com algumas surpresas temporais no fim), e embora não tenha sido escrito todo de uma vez, pode-se dizer que foi escrito de rajada. Uma rajada com soluços. Teve quase zero de revisão, apenas alguns retoques mais urgentes motivados pelas achegas dos colegas do PBPM, e o resultado disso é que fica com problemas. Ora leiam lá isto e contem o número de vezes que a palavra “cidade” aparece, num pedaço de texto tão curto…

Excerto:

No dia seguinte, ainda os acloanos não estavam todos acordados, o chão começou a tremer. As pessoas assustaram-se mas pensaram nos tremores do dia anterior e ficaram à espera que o chão acalmasse. Só que não acalmou. Continuou a tremer durante alguns minutos até que a própria cidade se começou a erguer. Gobaro Vladis, o chefe de Aclo estava fora da povoação, à espera dos filhos, e assistiu a tudo, incrédulo. A cidade inclinou-se para um lado, revelando duas gigantescas patas cobertas de terra que se apoiaram firmemente no chão. Fez força e endireitou-se, revelando outras duas patas, num esforço colossal que deixou a cidade, uma gigantesca tartaruga de pedra, a vários metros do chão.

Depois de alguns minutos durante os quais ninguém soube o que fazer, parte da carapaça pareceu quebrar-se e deixar sair uma cabeça gigante, que se virou na direcção de Gobaro durante alguns instantes. Só então é que a cidade começou a andar. O chão não tremeu mais, e nada marcou o caminho da cidade até ao mar. Gobaro olhou para a cratera deixada pela cidade e desatou a correr.

Insultos, elogios ou sugestões, clique aqui.

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s