Vistoria Policial: CORALINE E A PORTA SECRETA, de Henry Selick e Neil Gaiman

large_c3mwwxni3yepkaaumwo6xuijnn4Título: Coraline e a Porta Secreta
Título original:
Coraline
Ano: 2009
Escrito por: Henry Selick e Neil Neil Gaiman (baseado na obra homónima de Neil Gaiman)
Realizado: Henry Selick
Com: Dakota Fanning, Teri Hatcher, John Hodgman
Género: Animação / Fantasia
Duração: 100 min. (aprox.)
Classificação: +6 anos

Sinopse: Uma jovem rapariga, Coraline atravessa uma porta secreta, na sua nova casa, e descobre uma versão alternativa da sua vida. À primeira vista, esta realidade paralela é estranhamente parecida com a vida real – mas muito melhor. Mas quando este maravilhoso conto se torna perigoso e a sua mãe contrafeita tenta ficar com ela para sempre, Coraline dependerá da sua firme determinação, coragem, a ajuda de vizinhos e de um gato que fala, para salvar os seus pais verdadeiros e algumas crianças fantasma, e assim voltar para casa.

Com o título Coraline e a Porta Secreta na versão portuguesa, este é um filme de animação que nos transporta a um mundo paralelo, onde a realidade não é aquilo que aparenta.

Veredicto (de Elsa Leal): Coraline, a protagonista, é uma criança com cerca de 11 anos que se sente só. Numa nova cidade, morando numa velha casa em ruínas, sem os seus amigos de sempre, mas com uns vizinhos sui generis, sente-se ignorada pelos pais que passam o tempo a trabalhar no livro que estão a tentar publicar. Coraline tem muito tempo livre para explorar as redondezas, mas é na sua própria casa que o perigo espreita e, sem saber como, vê-se num mundo paralelo, onde tudo é exactamente como aquilo que ela gostaria que fosse na vida real. Ou assim parece.

Baseado na obra de Neil Gaiman com o mesmo título (que não li), pela sinopse deu para perceber que o argumento sofreu algumas adaptações que não o “colam” à história original.

Na minha opinião, está bem conseguido. Estamos perante um filme cheio de acção e movimento, sem grandes momentos de pausa. Os cenários estão fabulosos, bem conseguidos e transportam miúdos e graúdos para um mundo paralelo cheio de cor, beleza e fantasia. A banda sonora é a cereja no topo do bolo, quanto a mim, criando o ambiente certo ao filme.

Deixo aqui como curiosidade o facto de a realização deste filme ter sido feita em stop-motion e que, para obter o resultado final da boneca Coraline terão sido necessários meses de trabalho em equipa.

Resta apenas destacar que, mesmo tendo classificação para maiores de 6 anos, algumas crianças mais pequenas ou mais sensíveis, podem ficar impressionadas. Não sendo um filme para adultos, ainda assim não é extremamente leve, dada a intensidade visual da acção.

Resumindo, está aprovadíssimo pela Polícia Elsa Leal!

 

Insultos, elogios ou sugestões, clique aqui.

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s