O Chui leu: SCIENCE INK – TATTOOS OF THE SCIENCE OBCESSED, de Carl Zimmer

Print

Título: Science Ink – Tattoos of the Science Obcessed
Autor: Carl Zimmer
Publicado por: Sterling
Ano da Edição: 2011
Páginas: 271

Sinopse: Body art meets popular science in this elegant, mind-blowing collection, written by renowned science writer Carl Zimmer. This fascinating book showcases hundreds of eye-catching tattoos that pay tribute to various scientific disciplines, from evolutionary biology and neuroscience to mathematics and astrophysics, and reveals the stories of the individuals who chose to inscribe their obsessions in their skin. Best of all, each tattoo provides a leaping-off point for bestselling essayist and lecturer Zimmer to reflect on the science in question, whether it’s the importance of an image of Darwin’s finches or the significance of the uranium atom inked into the chest of a young radiologist.

Veredicto (de Júlia Pinheiro): A primeira vez que vi este livro foi na Feira do Livro da estação do Oriente e fiquei deslumbrada por vários motivos: 1) é sobre tatuagens, e eu adoro tatuagens; 2) é sobre ciência, e eu adoro ciência; 3) é sobre tatuagens de ciência! Só com isto o livro cativava-me e valia a pena mas depois ainda descobri que quem fazia as apresentações era a Mary Roach, alguém que já sigo há muitos anos (desde que fiquei deliciada a ler o Stiff, ou em português, A Vida Misteriosa dos Cadáveres).

A segunda vez que vi este livro foi numa saquinho de papel a ser-me oferecido! Prendas assim valem a pena.

Desde o dia em que o tive até ao dia em que o acabei de ler e esmiuçar passaram apenas 48h pura e simplesmente porque o conceito do livro me deixava ali perdida.

No fundo aquilo que acabam por apresentar ali é que o estereotipo do cientista / nerd / totó / certinho é uma coisa que não faz sentido. Da mesma forma que associar tatuagens a gente pobre de cabeça / rebeldes / marginais também cai no mesmo saco de ignorância.

O livro celebra as paixões que gerem este mundo. Até parece estranho, mas não é. Tatuar alguma coisa é uma marca para a vida, é uma coisa que fazemos de forma permanente e que não sai mais. E o que melhor para marcarmos perpetuamente em nós do que aquilo que nos move, aquilo que nos apaixona e aquilo que nos faz levantar da cama a uma segunda de manhã?

Felizmente no mundo científico ainda há muita gente que faz coisas por amor, pelo gosto intrínseco do conhecimento e de desvendar novos mundos que ainda ninguém percebeu ou encontrou. Para a maior parte da população mundial tatuar e^i – 1 = 0 é uma coisa parva, sem sentido, números e letras e símbolos que não lhes dizem mais do que isso. Para quem percebe o que essa pequena equação é, e gostando destas coisas, vê uma das equações mais bonitas que se pode ter.

Se calhar há gente que até acha piada a uma tatuagem com os tentilhões de Darwin, mas será que percebem qual é a importância dessa imagem? Qual a relevância do que ali está para o mundo que conhecemos hoje? E mais: qual a importância que tem para alguém que estuda evolução e gosta realmente do que faz?

Os “nerds” não são mais do que apaixonados frenéticos por alguma coisa. E às vezes faz sentido marcá-la nalgum lado. Este livro lembrou-me que mais do que um trabalho, mais do que curiosidade, quem se mete nestas andanças científicas fá-lo por gosto. Eu sei que foi por isso que eu o fiz. E às vezes esqueço-me no meio de tudo o que isso implica. Mas ler este livro, ver o que move as pessoas a ser glorificado lembro-me de porque é que isto vale a pena. E quem sabe tirar daqui umas ideias …

One thought on “O Chui leu: SCIENCE INK – TATTOOS OF THE SCIENCE OBCESSED, de Carl Zimmer

Insultos, elogios ou sugestões, clique aqui.

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s