Vistoria Policial: ER IST WIEDER DA, de Mizzi Meyer e David Wnendt

er-ist-wieder-da-2015-cover

TítuloEr ist wieder da
Ano: 2015
Escrito por: David Wnendt, Mizzi Meyer
Realizado por: David Wnendt
Com: Oliver Masucci, Thomas M. Köppl, Marc-Marvin Israel
Duração: 1h56m

Sinopse: Adolf Hitler wakes up in the 21st century. He quickly gains media attention, but while Germany finds him hilarious and charming, Hitler makes some serious observations about society.

Veredicto (de Júlia): Eu devo ter ouvido falar deste filme quando saiu, porque lembro-me de alguns pormenores dos trailers, mas este título e esta imagem associava directamente ao livro e nem me lembrava de uma versão cinematográfica.

Premissa: e se o Hitler voltasse a esta nossa terra? Pleno século XXI, a História imutável, e ele aparecesse por cá… Como seriam as coisas? O que faria? Qual seria a reacção de uma Alemanha actual? E do mundo?

O filme é tendencialmente de comédia mas ver tudo e pensar nas coisas um bocadinho mais a sério (quem raios é que faz isso com comédias, não é? Mas também quem raio é que faz comédias com o Hitler?) dá um estudo sociológico interessante.

Claro que é um filme e tem de ser levado como tal mas é uma comédia algo inteligente. Parvo, q.b., também, mas inteligente. As pessoas gostam, e sempre gostaram, de ouvir a canção preferida e é isso que lhe cantam quando os querem cativar. Com alguma facilidade o Adolfo volta a ganhar fama, e carinho, do público. É uma paródia? É a sério? Ninguém sabe muito bem mas vão rindo, vão tentando esquecer quem é aquela figura e o que fez na História.

A fama cresce e cresce, até  que Hitler mata um cão. E isso o público não consegue processar. Re-abraçar uma das pessoas que mais gente matou, ok, faz-se. Aceitar uma pessoa que mata um cão? Não, há aqui claramente uma pessoa perturbada e que é uma besta.

Infelizmente esta brincadeira não está muito longe daquilo que vemos todos os dias nas notícias e à nossa volta. A tolerância das pessoas está em grande número desviada de pontos importantes e a História é negligenciada. Já o eliminar da História no 1984 me fez uma confusão doida, mas na nossa sociedade a História é aos poucos desprezada por uma grande parte da população. O desinteresse leva à ignorância. Os erros do passado voltam a repetir-se e continuamos num ciclo vicioso alimentado por seres acéfalos.

Enfim, este filme é uma visão leve sobre um assunto sério. Brinca enquanto dá umas cacetadas, basicamente. Por terras germânicas o filme foi especialmente polémico e acho que é fácil de perceber porquê.

Eu cá gostei, achei-o pertinente nalguns pontos, tudo levado de forma ligeira e sem magoar demasiado as crenças de ninguém. Ou tentar, que não é fácil não insultar alguém nos dias que correm.

Insultos, elogios ou sugestões, clique aqui.

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s