O Chui leu: OS EXÉRCITOS DO CONQUISTADOR, de Jean-Pierre Dionnet e Jean-Claude Gal

32193710

Título: Os Exércitos do Conquistador
Título original: Epopées fantastiques, l’intégrale
Argumento: Jean-Pierre Dionnet
Arte: Jean-Claude Gal
Tradução: João Miguel Lameiras
Publicado por: Levoir
Ano da edição: 2016
Páginas: 191

Sinopse: O avanço implacável de um exército contra a fragilidade humana dos seus soldados. Um líder mítico, forças misteriosas e vinganças sofridas. É isso que este livro conta, com um argumento imaginativo e uma arte soberba.

Veredicto (de Rui Bastos): Este livro tem 200 páginas. Depois da vigésima eu disse o seguinte: “sublime”. Chegado ao fim, não retiro essa classificação, de todo!

De vez em quando encontra-se um livro extraordinário. Com este, parece que acertei em cheio. Até era, confesso, um dos que menos me atraía na colecção da Levoir, mas como me convenci a ler estes livros por ordem cronológica de publicação, foi o que calhou nesta altura. E que bela surpresa!

O livro reúne algumas histórias curtas e uma mais comprida, quase todas ambientados num cenário com ares de América Latina no tempo de Aztecas, Maias, Incas, Olmecas e outras civilizações que tais. Ao mesmo tempo, não é possível deixar passar o estilo muito sword and sorcery, que tem aqui uma representação bastante diferente da mais imediata, mas que lhe assenta que nem uma luva.

A primeira história, por exemplo, é digna de figurar em qualquer revista pulp durante os seus tempos áureos. Ao mesmo tempo história de mistério e horror, a arte extremamente detalhada quase nem precisa de diálogos nem narrações. E a partir daí as coisas só melhoram! Com jeitinho até é possível, muito perto do final, de ver uns laivos de ficção científica, um pormenor fantástico que quase que me passou despercebido…

Se derem com ele, não hesitem!

Insultos, elogios ou sugestões, clique aqui.

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s